Dante Ragazzi Pauli, Diretor de Recursos Hídricos do DAEE, órgão gestor dos recursos hídricos do Estado de São Paulo; Reinaldo J.Passerini, do Centro de Estudos de Águas Subterrâneas, e quinze técnicos participaram do 23º. Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas e da Fenagua 2024 (Feira Nacional da Água), realizados pela ABAS (Associação Brasileira e Águas Subterrâneas) de 13 a 15 de agosto em São Paulo.
O congresso discutiu a importância das águas subterrâneas no abastecimento de mais de 52% dos municípios brasileiros, sua contribuição às atividades econômicas e os desafios impostos a esse recurso natural pelas mudanças climáticas.
O evento contou com várias exposições de trabalhos realizados por participantes do Congresso, seguidas de debates. Em uma dessas exposições, Dante destacou que as águas subterrâneas têm um papel altamente estratégico na gestão dos recursos hídricos brasileiros; e enfatizou a necessidade dos órgãos gestores estabelecerem critérios para fazer o uso racional das águas subterrâneas em função da superexploração excessiva e problemas de qualidade em diversas regiões do país.
Dante defendeu também a necessidade de uma maior visibilidade do setor em função da sua importância estratégica e concluiu sua apresentação chamando a atenção para os esforços do DAEE como a tomada de subsídios para a outorga de poços e a facilitação desses processos.