SP Águas destaca inovação, regulação e gestão intergeracional no 3º Fórum Brasil das Águas

Participação da agência em evento em São Luís (MA) reforçou o papel estratégico da gestão hídrica para a segurança das águas, o desenvolvimento sustentável e a adaptação às mudanças climáticas

A água esteve no centro dos debates sobre desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas e segurança hídrica durante o 3º Fórum Brasil das Águas, realizado em São Luís, no Maranhão. O encontro reuniu especialistas, autoridades públicas, representantes de instituições e profissionais do setor para discutir os principais desafios e caminhos para o fortalecimento da gestão dos recursos hídricos no país.

Ao longo da programação, a SP Águas participou de painéis estratégicos que abordaram desde regulação e inovação até integração entre gerações, revitalização de rios e fortalecimento da governança hídrica.

No painel sobre os desafios e oportunidades para o futuro da gestão hídrica no Brasil, mediado por Pedro Carvalho Chagas, secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, foram debatidos temas como o uso consciente da água, os impactos das mudanças climáticas e o papel dos recursos hídricos como vetor de inclusão produtiva e desenvolvimento.

Representando a SP Águas, a diretora-presidente Camila Viana destacou a importância da gestão e da regulação dos recursos hídricos como instrumentos fundamentais para garantir segurança hídrica, desenvolvimento sustentável e previsibilidade para diferentes setores usuários da água.

Durante sua participação, Camila também apresentou a consulta pública da proposta de Nova Deliberação Geral de Outorgas do Estado de São Paulo, que estabelece novos procedimentos, diretrizes e critérios para o uso e a interferência em recursos hídricos, com foco em modernização, eficiência e ampliação da gestão da informação.

Gestão hídrica como legado entre gerações

A construção de uma gestão hídrica mais inclusiva e preparada para o futuro foi tema do painel “Água e Desenvolvimento na visão intergeracional”, que reuniu diferentes perspectivas sobre a continuidade das políticas públicas e a integração entre experiência, inovação e conhecimento técnico.

A diretora da SP Águas, Ana Paula Brites, ressaltou que a gestão da água é um processo contínuo entre gerações, em que cada uma tem a responsabilidade de receber um legado, aprimorá-lo e fortalecê-lo antes de transmiti-lo à próxima.

Segundo a executiva, garantir o uso sustentável da água exige continuidade técnica, fortalecimento institucional e a construção permanente de uma cultura de cuidado com os recursos hídricos. O debate também evidenciou que cooperação, diversidade de perspectivas e compromisso coletivo são elementos essenciais para ampliar a resiliência hídrica e assegurar avanços consistentes para o futuro.

Boas práticas e inovação na gestão da água

A SP Águas também participou do painel “Boas práticas que fortalecem a Gestão dos Recursos Hídricos”, apresentando iniciativas voltadas à revitalização ambiental e ao aprimoramento da gestão das captações de água no Estado de São Paulo.

O diretor Nelson Lima apresentou os resultados do Programa Rios Vivos, iniciativa voltada à revitalização de rios e à integração entre recuperação hídrica e preservação ambiental.

Já Sarah Quental, chefe de Divisão da SP Águas, destacou os avanços proporcionados pelo SiDeCC — Sistema de Declarações das Condições de Uso de Captações, ferramenta que amplia a gestão da informação, fortalece o monitoramento dos usos da água e contribui para maior eficiência na gestão hídrica.

O painel reuniu experiências de diferentes estados e instituições brasileiras, reforçando o papel da inovação, da tecnologia e da integração entre políticas públicas para fortalecer a segurança hídrica e ampliar a capacidade de adaptação frente aos eventos climáticos extremos.

Livro reforça protagonismo feminino na gestão das águas

Durante o Fórum, também foi lançada a terceira edição do livro Mulheres pelas Águas, obra que reúne mais de 50 histórias de mulheres que atuam na gestão de recursos hídricos no Brasil.

A publicação destaca o protagonismo feminino, a atuação coletiva e a contribuição técnica das mulheres na construção de uma governança da água cada vez mais inclusiva, sustentável e inovadora.

Entre as autoras estão Ana Paula Brites e Camila Viana, representantes da SP Águas, que compartilham experiências, reflexões e desafios relacionados à gestão hídrica no país.

O livro reforça a importância da presença feminina nos espaços de decisão e na formulação de soluções para o futuro das águas no Brasil.

Facebook
Twitter
LinkedIn

+ Notícias 

Projeto Mananciais identificou áreas prioritárias para conservação, recomposição florestal, contenção e estabilização de margens de rios e córregos, com o objetivo de ampliar a resiliência hídrica das regiões paulistas. Subsídios nortearão políticas públicas estaduais e municipais
Na Faixa de Atenção, a SABESP pode captar até 31 metros cúbicos por segundo do Sistema Cantareira. Em condições de normalidade, essa captação pode chegar a 33m³/s.

Precisa de mais informações? entre em Contato

Agência de Águas do Estado de São Paulo

Atendimento ao usuário
(11) 3293-8200

Sede
Rua Boa Vista, 170 
Sé – São Paulo/SP 
CEP 01014-000

Protocolo
Rua Boa Vista, 175 – Sobreloja
Sé – São Paulo/SP 
CEP 01014-000
protocolo@spaguas.sp.gov.br

REDES SOCIAIS

UNIDADES – Diretorias de Bacia

AÇÕES E PROGRAMAS

Canal de Denúncia, Ouvidoria e
Serviço de Informação ao Cidadão



◉ fala.sp.gov.br

☏ 11 3293-8463
Funcionamento: 2ª a 6ª feira
das 8h às 17h, exceto feriados